Aprendendo a elaborar um plano de carreira na sua empresa

O plano de carreira é um programa que vai determinar quais as etapas de cada funcionário da empresa no que diz respeito à trajetória profissional. O empresário Márcio Alaor de Araujo explica que ele é construído a partir do perfil de cada colaborador. Confira os primeiros passos para desenvolver um bom plano de carreira para seus funcionários.

Desenvolva treinamentos

Sabendo quais as competências necessárias para os cargos disponíveis e quais os candidatos com potencial, desenvolva treinamentos sob medida para as necessidades dos funcionários. O próximo passo é direcionar os colaboradores de acordo com as demandas dos cargos disponíveis. O treinamento pode envolver conteúdos de tecnologia e gamificação.

Conviva com seus funcionários

Para desenvolver planos de carreira, é imprescindível que você conheça os funcionários que ocuparão esses futuros cargos, comenta Márcio Alaor de Araujo. Como líder, busque compreender quais são as perspectivas profissionais da sua equipe, os objetivos e as habilidades. Com essas informações você pode começar a traçar planos de carreira mais claros e eficazes.

Oriente as pessoas a colaborarem

Todo o processo que envolve desenvolver um plano de carreira, não pode ser feito sem a participação dos colaboradores. Eles precisam possuir liberdade suficiente para dar opiniões, sugestões e ideias. Afinal, eles têm o direito de decidir sobre seus próprios caminhos na empresa, aproveitando todas as oportunidades que são ofertadas a fim de promover o crescimento pessoal e profissional.

Promova feedbacks

Márcio Alaor de Araujo comenta que quanto mais resultados do trabalho as pessoas têm em mãos, mais elas investirão em ferramentas para aperfeiçoar as tarefas. Desse modo, você vai possibilitar que aprimorem suas habilidades e desenvolvam melhor a parte que não dominam com excelência.

Pra que serve um plano de carreira? E quais os benefícios?

Alguns dos objetivos do plano de carreira são preencher os cargos dando oportunidade aos que já estão na empresa, aumentar a motivação dos funcionários, a formação de líderes, a construção de uma cultura organizacional sólida, entre outros fatores. Márcio Alaor de Araujo explica que grande parte das pessoas ingressam em empresas com base na possibilidade de crescimento de carreira lá dentro.

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