Livre-se dos bajuladores!

Quando alcançamos um determinado patamar profissional, é comum que pessoas venham nos procurar para propor projetos, ações ou até mesmo favores para suas carreiras. Na verdade, essa procura está mais ligada ao cargo, e não necessariamente a quem o ocupa. Afinal, pessoas passam; posições nas organizações permanecem. É neste momento que o profissional que assume uma nova posição de liderança precisa de maturidade para identificar ‘bajuladores’ que querem apenas se aproveitar das situações. 

No mundo político, conseguimos ver isso nitidamente. O próprio Barack Obama, ex-presidente dos EUA, certa vez afirmou: “Livre-se dos bajuladores! Mantenha por perto pessoas que te avisem quando você erra”. A frase também nos faz pensar. Não é porque você assumiu um novo posto que está blindado e não cometerá mais erros. Você não deixará de ser um humano suscetível a deslizes. Portanto, confiar desconfiando é um cuidado que se deve ter neste momento. Muitas vezes os bajuladores são convincentes, tecem elogios a trabalhos, à sua vida, à uma atitude tomada. Na verdade, eles não estão nem aí para aquilo que você fez, e querem mesmo é tentar tirar alguma vantagem. Livre-se dessas pessoas. 

Contudo, também haverá pessoas bem-intencionadas. Por isso, avalie bem uma crítica que eventualmente receber. Se for consistente, não deixe de manter por perto o profissional que fala com franqueza e que, mesmo sabendo que você pode não gostar, avisa quando você erra, querendo tão somente o seu bem e o melhor para a empresa. O tempo vai moldar o seu relacionamento com as pessoas após ter se tornado líder. É ele que vai dizer o que é bom para você, para a sua carreira e para a corporação para a qual você trabalha; e você decide se aceita aquela forma de se relacionar ou não. Mas, enquanto isso não acontece, é bom ficar atento e tratar com naturalidade todas as formas de relacionamento.

Últimas Notícias

Maioria do STF vota para manter decisão que considerou Moro parcial

Supremo também definiu que cabe à Justiça Federal do DF julgar os processos contra Lula

BC aprova obrigatoriedade dos bancos ofertarem Pix por agendamento

Instituições também ganharam mais prazo para o Pix Cobrança

Pandemia impulsiona transformações no modelo de negócios do varejo

Pesquisa global da PwC revela uma clara aceitação da sustentabilidade

Brasil formaliza redução das emissões de carbono até 2030

País se comprometeu a eliminar o desmatamento no mesmo período

Relacionados