Para a aposentadoria não se tornar um sacrifício

A aprovação da reforma da previdência está na reta final, e muitos profissionais prestes a se aposentar estão começando a fazer as contas e enviar pedidos ao INSS, tendo em vista possíveis mudanças que aumentem o tempo de contribuição. Independentemente de a preocupação ser legítima ou não, antes de solicitar a aposentadoria, é preciso realizar um planejamento em diferentes frentes. Desta forma, você poderá desfrutar de seu tempo livre com mais tranquilidade. 

A primeira questão à qual se deve prestar atenção é a financeira. Grande parte dos profissionais que se aposentam recebem valores menores do que antes. Logo, se você não planejou uma renda complementar, cuidado: é necessário saber como comportar o orçamento atual com a nova realidade de renda, evitando se endividar e transformar a aposentadoria em algo ruim. Faça as contas e, se necessário, adapte sua vida à nova realidade financeira. 

Outro ponto a ser analisado é a vida profissional. Já vi muitos colegas que se aposentaram adoecendo devido ao ócio em excesso. Sou aposentado de minha função principal, mas não parei de trabalhar. Em vez disso, reduzi o ritmo em algumas áreas e passei a me dedicar a consultorias, palestras e conversas com profissionais, algo que gosto muito de fazer e para o que, antes, não tinha tempo. 

O que você gostaria de fazer sem precisar ter uma rotina desgastante? Pode ser um trabalho voluntário, um projeto que quer desengavetar ou alguma outra atividade profissional que ainda lhe trará renda complementar. 

Muitas consultorias em recursos humanos oferecem serviços de orientação para os futuros aposentados. Se for o caso, busque orientação profissional para o seu planejamento e faça desse período uma fase harmoniosa e gostosa de se viver. 

Últimas Notícias

[CLT] aux limpeza em ATORRES RECRUTAMENTO EPP

Empresa de grande porte em busca de candidatos: Aux limpeza. Necessário experiencia na função, bem como trabalho em equipe e disponibilidade para turnos; Limpeza e conservação...

Deise Zuqui comenta sobre a nova tendência em acessórios: as miçangas

Se você é ligado nas tendências como Deise Zuqui, já deve ter percebido que muito da moda dos anos 90 tem voltado...

Impacto da pandemia é maior para trabalhadores jovens

A crise sanitária potencializou as diferenças existentes no mercado de trabalho

Governo reduz percentual do biodiesel misturado ao óleo diesel

Medida foi tomada após aumento internacional do custo do óleo de soja

Relacionados