Comércio cresce 1,8% de março para abril

Essa é a maior alta para o mês de abril desde 2000

Setor avança 4,5% no acumulado do ano

O volume do comércio varejista brasileiro teve alta de 1,8% de março para abril deste ano. O crescimento veio depois de uma queda de 1,1% observada na passagem de fevereiro para março. Essa é a maior alta para o mês de abril desde 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O varejo também cresceu 0,4% na média móvel trimestral, 23,8% na comparação com abril do ano passado, 4,5% no acumulado do ano e 3,6% no acumulado de 12 meses.

Sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta na passagem de março para abril, com destaque para móveis e eletrodomésticos (24,8%), tecidos, vestuário e calçados (13,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%). Também tiveram aumento no volume de vendas os segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), combustíveis e lubrificantes (3,4%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%). A única queda de março para abril foi observada na atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%).

A receita nominal do varejo teve altas de 1,4% na comparação com março deste ano, 36,1% em relação a abril do ano passado, 15,2% no acumulado do ano e 10,6% no acumulado de 12 meses. O varejo ampliado, que analisa também os veículos e materiais de construção, teve alta de 3,8% de março para abril, puxada pelos crescimentos de 20,3% do setor de veículos, motos, partes e peças, e de 10,4% da atividade de materiais de construção.

Também houve altas, no volume do varejo ampliado, na média móvel trimestral (0,7%), comparação com abril de 2020 (41%), acumulado do ano (9,2%) e acumulado de 12 meses (3,5%). A receita do varejo ampliado cresceu 3,8% em relação a março deste ano, 54,1% na comparação com abril do ano passado, 20,7% no acumulado do ano e 10,8% no acumulado de 12 meses.

Com Agência Brasil

Últimas Notícias

Atividade econômica cresce 0,44% em abril

No ano o índice, que é tido como uma prévia do PIB, avançou 4,77% Em 12 meses encerrados...

[PJ] Desenvolvedor PHP Nível Pleno – 100% Remoto em HRSoul

• Sólida experiência com desenvolvimento em PHP e JavaScript; • Conhecimento em boas práticas de desenvolvimento de software e banco de dados SQL Server; • Desejável vivência em sistemas...

Nova faculdade para cursos de direito e administração prepara para carreiras públicas

Primeiro semestre da Pan-Americana será gratuito O investimento foi de mais de R$ 10 milhões, entre...

Atividade industrial segue elevada

Movimento reflete a busca pela recomposição de estoques A utilização da capacidade instalada continuou elevada, mantendo-se acima de...

Relacionados