Serviços avançam 0,7% em abril

Índice ainda está abaixo do patamar pré-pandemia

Serviços prestados às famílias subiram 9,3% em abril

O volume de serviços cresceu 0,7% na passagem de março para abril, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta sexta-feira (11), pelo IBGE. Com isso, o setor recuperou uma pequena parte da queda registrada em março (-3,1%), mas ainda está 1,5% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, período pré-pandemia.

Na comparação com abril de 2020, o volume de serviços avançou 19,8%, segunda taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, iniciada em janeiro de 2012. No acumulado do ano, o setor cresceu 3,7%, interrompendo três quadrimestres seguidos de taxas negativas. Em 12 meses, ao passar de -8,0% em março para -5,4% em abril, manteve a trajetória ascendente iniciada em fevereiro.

O resultado do setor em abril foi puxado por apenas duas das cinco atividades investigadas: informação e comunicação (2,5%), impulsionada pelos segmentos de tecnologia da informação e telecomunicações; e serviços prestados às famílias (9,3%), liderados, principalmente, pelos restaurantes. “Esse resultado dos serviços prestados às famílias deve ser relativizado, já que em março eles caíram 28%, no momento em que houve decretos estaduais e municipais que restringiram o funcionamento de algumas atividades para controle da disseminação do vírus. Isso fez o consumo reduzir significativamente naquele mês, então em abril houve um crescimento maior por conta da base de comparação muito baixa”, analisa Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Entre as outras atividades, os serviços profissionais, administrativos e complementares recuaram 0,6%, segunda taxa negativa seguida no período março-abril (-2,0%). Outros serviços também caíram 0,9%, eliminando pequena parte do ganho acumulado de 6,2% entre fevereiro e março. Já o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio ficou estável (0,0%), após ter recuado 3,1% em março.

Últimas Notícias

Atividade econômica cresce 0,44% em abril

No ano o índice, que é tido como uma prévia do PIB, avançou 4,77% Em 12 meses encerrados...

[PJ] Desenvolvedor PHP Nível Pleno – 100% Remoto em HRSoul

• Sólida experiência com desenvolvimento em PHP e JavaScript; • Conhecimento em boas práticas de desenvolvimento de software e banco de dados SQL Server; • Desejável vivência em sistemas...

Nova faculdade para cursos de direito e administração prepara para carreiras públicas

Primeiro semestre da Pan-Americana será gratuito O investimento foi de mais de R$ 10 milhões, entre...

Atividade industrial segue elevada

Movimento reflete a busca pela recomposição de estoques A utilização da capacidade instalada continuou elevada, mantendo-se acima de...

Relacionados