Empresa no vermelho? Confira dicas para modificar essa realidade

Administrar o próprio negócio é um sonho natural que motiva diversos empreendedores iniciantes no Brasil. O especialista financeiro Márcio Alaor de Araújo ressalta que o despreparo, muitas vezes, prejudica os crescimentos da empresa, impactando negativamente nos resultados financeiros. Caso isso aconteça, o empresário fornece dicas para modificar – ou evitar – essa situação. 

Dominados por uma economia que, usualmente, oscila por diversas questões, a passagem por períodos altos e baixos é normal para todas as empresas. Contudo, Márcio Alaor de Araújo explica que o problema está na queda nos negócios devido ao despreparo e falta de gerenciamento correto da empresa. Por isso, a dica fundamental dada pelo especialista é a de investir no conhecimento relacionado ao que se pretende desenvolver, além de estabelecer um controle financeiro de excelência.

Encontre o problema para encontrar a solução

Um dos passos fundamentais para a saída do vermelho, segundo Márcio Alaor de Araújo, é a busca pelos motivos que ocasionaram a situação crítica atual. Deve-se entender o que levou ao descontrole financeiro da empresa e, a partir disso, estabelecer estratégias que reparem os déficits, além de servir para evitar a repetição desses erros futuramente. 

Tenha controle das entradas e saídas

A próxima ação que a empresa deverá tomar será a de realizar um orçamento e acompanhamento contínuo dos fluxos de entrada e saída, bem como uma divisão correta dos lucros para cobrir as despesas, principalmente as mais impactantes. O empresário Márcio Alaor de Araújo reforça ainda que, a partir dessa organização, a empresa terá a possibilidade de definir as prioridades, eliminando gastos desnecessários e estabelecendo um equilíbrio financeiro gradativamente. Se necessário, consulte um contador. 

Renegocie e quite suas dívidas

A partir da organização de seu fluxo, entre em contato e procure os credores para avaliar as melhores possibilidades de prazo e descontos para quitar as dívidas. Márcio Alaor de Araújo reforça que é importante estar atento para que as negociações não fujam dos controles já estabelecidos ao analisar os resultados financeiros da empresa. 

Mantenha-se informado 

Por fim, Márcio Alaor de Araújo complementa sobre a necessidade de acompanhar os indicadores de seu negócio, é preciso atentar-se aos indicadores financeiros, ao desempenho dos setores, vendas e, principalmente, aos clientes que ocasionam a entrada e saída positiva. Por isso, deve-se buscar a especialização constante para não deixar para trás informações e conteúdos necessários para otimizar, cada vez mais, seu negócio.

Ultimas notícias

spot_img

Veja

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here