Segundo Giovani Dadalt Crespani, sócio do Grupo CPN, com as mudanças no meio ambiente, surgiu a necessidade de nos reinventarmos e procurarmos por opções que tenham menos impacto na natureza. Nesse sentido, surgiram os biocombustíveis, como uma opção alternativa aos combustíveis tradicionais. Neste artigo você poderá conhecer um pouco mais sobre os principais tipos.
O que são biocombustíveis?
Em primeiro lugar, Giovani Crespani nos explica que os biocombustíveis são aqueles que não possuem fósseis em sua origem. Sendo assim, eles também podem ser chamados de agrocombustíveis, pois são feitos a partir da origem biológica como, por exemplo, as plantas. Podendo então, serem produzidos a partir de uma ou pela combinação de várias delas.
Giovani Dadalt Crespani ainda ressalta que qualquer material orgânico tem potencial para gerar energia. Logo, existem diversas opções no meio ambiente que ainda não foram exploradas para diminuir os impactos negativos das ações do homem no dia a dia. Porém, os biocombustíveis já são fabricados em escala comercial através de produtos agrícolas.
Principais tipos de biocombustíveis
Antes de falarmos sobre os principais tipos de biocombustíveis, você deve estar se perguntando os motivos pelos quais deveria migrar para essa opção. Giovani Dadalt Crespani nos explica que essa alternativa é capaz de neutralizar a pegada de carbono, tendo como resultado a redução de emissão dos gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Vamos considerar as opções abaixo?
- Biodiesel
Em primeiro lugar, temos o biodiesel, uma opção que já é bastante conhecida pelos motoristas. De acordo com Giovani Crespani, o biodiesel é combustível renovável e biodegradável, obtido a partir de óleos vegetais. Dentre as suas principais vantagens, está o fato de não ser tóxico, ser mais lubrificante e muito mais seguro pois contribui para a diminuição de dióxido de carbono na atmosfera.
- Biogás
O biogás ainda não é tão conhecido, mas é uma opção bastante efetiva para quem deseja realizar um consumo consciente. Giovani Dadalt Crespani explica que essa é uma mistura de diferentes tipos de gases que é obtida através da decomposição biológica de matéria orgânica. Vale ressaltar que essa mistura de gases passa por um longo processo de purificação até chegar à qualidade de gás natural.
- Biometanol
Por último, mas não menos importante, temos o biometanol, igualmente pouco divulgado no Brasil, mas com grande potencial. Ainda segundo Giovani Crespani, esse produto é produzido a partir da biomassa. Além disso, vale lembrar que uma das suas grandes vantagens é a sua versatilidade, podendo ser utilizado de diferentes maneiras, sem agredir o meio ambiente.
É possível tornar o seu consumo mais consciente, como você pode perceber, o mercado já se encontra cheio de opções!