A jornada da prata: dos impérios antigos às grandes descobertas nas Américas

Demidov Turgueniev
Demidov Turgueniev Notícias 4 Min Read
4 Min Read
Danilo Destro Furtado

Segundo Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene, a prata é um metal valioso e muito versátil utilizado desde a antiguidade, jóias, moedas e utensílios. A maior pepita de prata encontrada no mundo pesa mais de uma tonelada e toda prata já encontrada caberia num cubo 55 x 55 x 55 metros que equivale a mais que o dobro de todo ouro encontrado. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura para saber mais.

Prata para que te quero

A prata é um mineral muito utilizado em aplicações industriais, como computadores, telefones, carros, todos esses dispositivos contém um pouco de prata em sua composição. Além disso, o metal também é utilizado em tinta prateada de chips e dispositivos de identificação automática, como RFID. Assim, como destaca o empresário Danilo Destro Furtado, ainda há muita prata para ser encontrada no mundo. 

Aproximadamente 500 mil toneladas de prata aguarda para ser descoberta e o Peru possui as maiores reservas de metal prateado do mundo, juntamente com a Austrália e Polônia logo atrás. No entanto, atualmente o maior produtor de prata do mundo é o México, seguido de países como Peru, China, Rússia e Chile. A seguir, vamos entender como a prata foi descoberta. 

Entenda como a prata foi descoberta 

Como podemos observar, a prata é um metal conhecido desde a pré-história, isso nos leva a crer, segundo historiadores, que esse minério foi um dos primeiros a ser manipulado pelo homem. Conforme comenta Danilo Destro Furtado, empresário e especialista em mineração, os objetos de prata mais antigos foram encontrados na Índia há 5000 a.C., além de serem encontrados em túmulos de Ur 3.500 a.C. Muito interessante, não é mesmo? 

Além disso, muitos alquimistas consideravam a prata como o metal mais próximo do ouro e o nomearam como brilhante em grego e latim. Outro fato curioso que muitos não sabem, é que a prata foi responsável pela riqueza de Atenas com exploração e extração que datam desde 1000 a.C. até boa parte da época do Império Romano. Com o passar dos anos, a maioria do minério foi extraído na Espanha, entretanto, a descoberta das Américas aumentou a produção, exploração e extração do minério. 

Entenda como a prata é extraída da natureza 

De acordo com Danilo Destro Furtado, a prata é encontrada na natureza em forma de minérios, ou seja, rochas contendo composto de prata. O método mais conhecido para a extração de prata é a mineração subterrânea, que permite que a prata seja extraída das veias do minério por meio de técnicas de perfuração e explosão. Após a extração, o minério passa por outras etapas para ficar da forma como conhecemos. 

Por fim, como podemos notar, a prata é um metal valioso muito explorado em várias partes do mundo desde a antiguidade até os dias atuais, sempre por meio de técnicas cada vez mais avançadas e inovadoras relacionadas à mineração 4.0. Assim, o metal prateado pode ser utilizado na fabricação de diversos produtos que consumimos. Gostou de saber um pouco sobre a história da prata no mundo?

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *