Franquias: Investimento de R$ 40 mil vira negócio com faturamento anual de R$ 12 milhões; conheça

Demidov Turgueniev
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O ano era 2013 quando Hermes Bernardo criou a FiChips Food, em uma aposta com inspiração no Reino Unido: o fish and chips (peixe e fritas). Com 90 operações comercializadas pelo país, a empresa fechou 2022 com R$ 12 milhões de faturamento, contra R$ 7 milhões do ano anterior.

Inicialmente, Bernardo levou o negócio para as ruas de São Paulo em forma de food-truck. O executivo diz que vendeu seu próprio carro e investiu cerca de R$ 40 mil no empreendimento.

A empresa foi ganhando notoriedade, segundo ele, sendo convidada para grandes eventos como o Lollapalooza. Em 2019, a empresa participou do Shark Tank, reality show em que empreendedores buscam investimento dos tubarões do mercado.

Em entrevista ao Money Times, Bernardo contou que desde o início tinha pretensão de franquear o negócio. De acordo com o executivo, após o período de maturidade da empresa (que durou por cinco anos), ele começou o início do processo de formatação de franquias. “Começamos em 2013, e entramos no formato de franquias em 2018”.

‘Maturação’ é necessário para uma franquia?
Segundo Bernardo, o período de maturação não é uma regra para a empresa se tornar uma rede de franquias. Para o executivo, dois pilares ditam o sucesso do negócio: o quanto você está aplicado em fazer o seu empreendimento funcionar e o financeiro que você tem.

“A busca de conhecimento e a energia que você coloca para fazer o negócio acontecer vai justamente mostrar o resultado”, afirmou.

“O financeiro é de extrema importância, porque é ele que vai dar combustível pro seu negócio começar no ramo de franquias, é o fator principal. Mas as duas coisas estão muito bem relacionadas. Um elemento precisa do outro”.

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