Custo fixo e custo variável: tudo o que você precisa saber

Demidov Turgueniev
Demidov Turgueniev Notícias 3 Min Read
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O empresário Marcio Alaor de Araujo acredita que para para ter um bom negócio, com prosperidade e sucesso, é necessário possuir um controle real e assertivo das contas de sua empresa, bem como possuir um planejamento financeiro bem estruturado. Para isso, é importante saber de alguns termos e conceitos e, entre eles, estão o custo fixo e variável nos gastos do seu negócio.

Esses custos mudarão de acordo com os gastos da sua empresa, por isso, são valores que irão variar em conformidade com as características de cada negócio, como a natureza e tamanho do mesmo, por exemplo. Sendo assim, Marcio Alaor de Araujo explica que para entender o que são esses custos e como calculá-lo, é necessário, ainda, entender a diferença entre custo e despesa.

Na prática, de acordo com o acionista Marcio Alaor de Araujo, custo é aquilo que se refere aos gastos que são relacionados diretamente com a produção de uma empresa, enquanto que despesa diz respeito a gastos fora desse cenário, ou seja, que não se relacionam diretamente com a produção.

Então, o que é custo fixo?

Desse modo, em primeiro lugar, Marcio Alaor de Araujo explica que por custo fixo entende-se todas as contas que não possuem variação ou que possuem variação pequena, quase irrelevante. Exemplo disso são os aluguéis, pagamento de funcionários, gastos com segurança, limpeza e afins. Em outras palavras, esse custo é aquele que se sabe, todos os meses, o que será desembolsado.

E custo variável?

Já o custo variável, por sua vez, diz respeito, ao contrário do custo fixo, aos gastos que aumentam ou diminuem a cada período entre um pagamento e outro. Esses, segundo Marcio Alaor de Araujo, devem ter uma atenção especial e se referem a gastos como a compra de matéria-prima, por exemplo.

Sendo assim, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica, por fim, que para calcular esses custos não é difícil, basta fazer uma planejamento financeiro, através de tabelas e planilhas, para que se tenha acesso a eles de maneira visual. Esse controle será capaz de contar histórias, uma vez que terá os históricos de custos já pagos, nos meses anteriores, de modo que conte algo sobre os custos presentes, por exemplo. Viu como é importante?

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