Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, o câncer de mama é uma das doenças que mais atinge mulheres em todo o mundo. Inclusive, a enfermidade não escolhe raça, cor ou idade, podendo aparecer em qualquer época da vida feminina.
Portanto, em alguns casos, o câncer de mama pode aparecer antes da mulher ter tido a oportunidade de se tornar mãe, por isso saber se após todo a tratamento, ainda há a possibilidade de conceber um filho passou a ser dúvida frequente entre as mulheres que passaram ou que estão passando pelo processo de luta contra a doença. Quer saber mais sobre esse importante assunto? Continue lendo:
Mas afinal, é possível engravidar após o tratamento contra o câncer de mama?
Como mencionado, engravidar após o tratamento do câncer de mama é uma preocupação comum entre as mulheres. No entanto, assim como comenta o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a boa notícia é que muitas mulheres tiveram uma grávidez harmoniosa e um parto tranquilo mesmo depois do tratamento.
Entretanto, muitas vezes, o tratamento para o câncer de mama, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, pode afetar a fertilidade das mulheres, explica o renomado Dr. Orcione Guimarães Júnior. A quimioterapia, em particular, pode danificar os ovários e diminuir a produção de hormônios importantes na gravidez, o que acaba prejudicando a capacidade de uma mulher em engravidar.
Além disso, alguns tratamentos de radiação podem afetar a anatomia do útero e dificultar a implantação do embrião. Portanto, antes é recomendável fazer alguns exames e entender como está a saúde do seu corpo antes de começar a tentar engravidar.
Quais são as preocupações durante a gravidez?
Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, durante a gravidez, as mulheres que tiveram câncer de mama precisam estar atentas aos sinais da doença. É importante acompanhar o crescimento da mama e procurar imediatamente o médico se houver algum sinal anormal, ou que a faça desconfiar de que algo não esteja bem.
Além disso, a amamentação pode ser um pouco desafiadora para mulheres que tiveram cirurgias na mama ou tratamentos de radiação, mas muitas conseguem amamentar com sucesso. Há também outras soluções, como a doação de leite de outras mães, as soluções feitas por laboratórios. Fome o seu bebê não irá passar!
Engravidar após o tratamento é uma boa?
De modo geral, a maioria das mulheres que sobreviveram ao câncer de mama podem ter filhos com sucesso após o tratamento, reitera o Dr. Orcione Guimarães Júnior. Porém, é importante lembrar que cada caso é único e é importante discutir as opções de planejamento familiar com um médico e com o seu parceiro antes de tomar qualquer decisão. Além disso, algumas mulheres podem precisar de tratamento adicional após a gravidez para garantir que o câncer não volte.